Image Map

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

George Orwell



"All animals are equal, but some animals are more equal than others." - Animal Farm

Há algum tempo comecei a assistir a alguns vídeos no Youtube sobre a vida e obra de alguns escritores e achei que seria interessante mostrar alguns dos factos sobre as suas vidas aqui no blog.

Para começar esta nova rubrica, escolhi um dos meus autores preferidos de sempre e que também é amado por imensas pessoas, George Orwell. 

Umas das coisas que mais achei interessantes é o facto deste não ser o verdadeiro nome do escritor, na verdade ele chama-se Eric Arthur Blair. 

Eric nasceu a 25 de Junho de 1903 em Motihari, Índia. Vive lá durante alguns anos mas vem para Londres onde estuda nas escolas de elite de Inglaterra. Desde muito novo que escreve, tendo mesmo publicado um poema num jornal local aos 11 anos. Lia autores como Rudyard Kiplin e H. G. Wells. 

Quando termina os estudos volta para a Índia onde se torna  polícia porém contrai uma doença e volta para a Europa. Mora em Paris durante algum tempo junto dos pobres e miseráveis influenciado pelas obras de Jack London (must read!). Nessa altura decide então escrever o seu primeiro livro Down and Out in Paris and London onde retrata a vida da classe baixa das duas cidades, sob o pseudónimo de George Orwell em consideração pela sua família, pois não os queria envergonhar. 

Retorna para Inglaterra com o objetivo de ser escritor, tornando-se também ensaísta e jornalista. 

Em 1934 casa-se com Eileen O'Shaughnessy que acaba por morrer em 1945. Têm um casamento "aberto" mas acabam por adotar um filho em 1944 e dão-lhe o nome de Richard Horatio Blair. Após a morte da mãe passa a ser criado pela irmã de Orwell, Avril. 
Ele e a mulher viajam para Espanha, em 1937, para se juntarem a um dos grupos que se opunham ao General Francisco Franco na Guerra Civil. Lá trabalha também como jornalista escrevendo diversos ensaios onde reporta os dias passados durante a guerra. 

Em 1938 é-lhe diagnosticado tuberculose e acaba por passar alguns anos num sanatório. 

Escreve Animal Farm, um dos seus livros mais populares, no ano da morte da sua mulher, 1945. Neste ele crítica essencialmente as mudanças e satiriza o governo de Josef Stalin e de Leon Trotsky, sendo cada um protagonizado por porcos (segundo consta!). 

( Ainda não tive a oportunidade de ler este livro mas é sem duvida um dos que mais quero ler! )

A sua última obra e também uma das mais famosas, 1984, foi escrita em 1948 enquanto Orwell se isolou numa ilha na Escócia num dos seus últimos anos de vida. 1984 mostra-se quase como uma profecia sobre como o futuro da humanidade se tornaria baseado nos acontecimentos políticos da época. 

George Orwell sempre  se considerou deslocado, afirmando mesmo pertencer à "classe média alta baixa". Inclusive pertencia aos dissidentes de esquerda, não se enquadrando só no partido de esquerda.  Numa altura da sua vida ele afirma ser contra qualquer tipo de regime totalitário seja ele qual for. Podemos por fim perceber que Orwell sempre buscou a verdade e que para além de um visionário, como podemos concluir pelas suas obras, foi também um revolucionário e rebelde.  

Ao pesquisar algumas biografias deparei-me com uma que me parece bastante interessante se algum de vocês estiver interessado! No fim deixo os links onde fiz as pesquisas para esta pequena biografia assim como o link da biografia escrita por Michael Shelden do Goodreads.  :)

“The most effective way to destroy people is to deny and obliterate their own understanding of their history.” 

“Political language is designed to make lies sound truthful and murder respectable, and to give an appearance of solidity to pure wind. ” 

“If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face—for ever.” 

Links: 

https://www.youtube.com/watch?v=VL-sjRG4aC0&index=19&list=PLxI8Can9yAHfwU1xgIgN2QLh6SuYsV2gG

https://www.youtube.com/watch?v=EuVYvkdTYWc

http://www.biography.com/people/george-orwell-9429833#early-career


Espero que tenham gostado desta nova rubrica e não se esqueçam de dizerem se querem ver mais destas pequenas biografias! 

Beijinhos 
Marina Pinho

5 comentários:

  1. Tenho cá em casa o 1984 dele mas ainda não li! Apesar de ser uma distopia que é dos meus géneros favoritos, como se passa há mais anos tenho receio de não gostar, mas posso estar enganado! Tenho que lhe dar uma opurtunidade e ver se gosto! :)

    P.S Os teus posts novos não me aparecem na dashboard do blogger...

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia da rubrica! Ando para ler o 1984 a uma data de tempo e ainda não fui capaz de "pegar" nele! Também ando muito curiosa a cerca do Animal Farm. Acho que vou ter de me dedicar a Orwell :P
    Bj*

    365 Days of Blues

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito :) Também já tive uma rubrica semelhante no blog mas acabei por a abandonar.
    Já li 1984 e Quinta dos animais e gostei bastante de ambos. Gosto da escrita do autor. O próximo que tenho em casa para ler é o "Homenagem à Catalunha". Não sabia que ele não se chamava George Orwell :P
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus autores favoritos, adorei o post!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do post! Eu costumo informar-me sobre os autores dos livros que vou lendo, pois acho que a vida deles explica muito do livro! xD
    Do George Orwell só li "A Quinta dos Animais" e gostei muito!! Tenho de ler o 1984!
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar

Thank's for your lovely comment :)