Image Map

sábado, 2 de maio de 2015

Opinião: O Retrato de Dorian Gray

 Esta foi a minha primeira experiência literária com o tão conhecido Oscar Wilde e apesar de tudo,
adorei. Já tinha a curiosidade para o ler mas só quando o meu professor de Epistemologia referiu uma das peças do autor é que decidi dar o passo de comprar uma das suas obras. Não sou grande fã de peças de teatro por isso decidi embarcar por este livro.

Esta história tem como personagem principal  Dorian Gray, um jovem  bastante ingénuo sobre o mundo e as suas realidades. Basal, um artista que o venera decide fazer um retrato dele e assim começa a premissa da narrativa. Dorian acaba por num momento de desabafo desejar que em vez dele, seja o quadro a envelhecer para que este pudesse continuar com a sua beleza jovem. É exatamente isto que acontece. O livro revolve então em torno da sua vida e das suas escolhas sendo que a sua aparência se mantém.

É um dos livros com maior crescimento da personagem principal que eu já li. O jovem ingénuo que nos é apresentado nos primeiros capítulos em nada se assemelha ao homem do seu final, mas ironicamente a aparência é a mesma. o longo da narrativa vemos o desenvolvimento e os ideais deste a mudarem de uma forma bastante impressionante. A forma como este é influenciado por outras personagens é outro ponto que eu gostei bastante pois mostra como uma visão mais fria e cruel do mundo pode corromper uma alma "pura".

Podem contar com um livro com grandes reflexões sobre a sociedade e as suas hipocrisias, assim como sobre a importância da beleza e  juventude nos jogos de futilidade desta. Cada frase escrita por Wilde é uma reflexão certeira e que nos faz reflectir, para além de serem extremamente líricas. 

Portanto, penso que já perceberam que recomendo imenso este livro como sendo uma leitura quase obrigatória pela prosa maravilhosa e momentos de reflexão que  proporciona.
Um dos melhores livros da minha pequena colecção, sem dúvida!

Beijinhos
Marina Pinho 

5 comentários:

  1. Nice blue color :)
    BLOG M&M FASHION BITES : http://mmfashionbites.blogspot.gr/
    Maria V.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Tens uma TAG para ti no meu blog.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Tens uma tag no meu blog, para ti;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Olá ,
    Tens mais uma Tag no blog para ti.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  5. Quero imenso ler!! :D
    Gostei muito de ler a tua opinião!
    Beijinhos e boas leituras!!

    ResponderEliminar

Thank's for your lovely comment :)